Acordo Transpacífico é tema de reportagem especial da Rádio Senado

Da Redação | 19/02/2016, 10h21

Devido à importância do tema Acordo Transpacífico, a Comissão de Relações Exteriores do Senado promoveu debates no fim do ano passado com pesquisadores e representantes do governo. Todo esse material pode ser conferido agora na Reportagem Especial “O Acordo Transpacífico e o Brasil”, que a Rádio Senado apresenta nesta sexta-feira, às 18h, com reprise no sábado, às 10h, e no domingo, às 17h, horário de Brasília.

O Acordo Transpacífico poderá criar a maior área de livre comércio do planeta, englobando países que representam 40% da economia mundial. O Brasil está fora dele e dos outros principais mega acordos em vigor ou em negociação no mundo. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o Brasil não participa do acordo, que abrange questões relativas ao comércio internacional, à internet e às relações de trabalho, porque nunca foi convidado. Mas o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) rebate. Para ele, a ausência brasileira nas negociações reflete escolhas erradas que o governo tem feito em termos de política externa.

O material produzido pelo jornalista Floriano Filho mostra que o Acordo Transpacífico é uma nova etapa na integração comercial entre vários países e regiões. O sistema mundial de comércio caminha para uma nova configuração entre blocos que competem pelas melhores posições na chamada cadeia global de valor. Na produção e comercialização de bens e serviços globais, que vão de carros a roupas, de serviços financeiros a programas de computador.

COMO OUVIR

Dia e horário: sexta-feira, às 18h, com reprise no sábado, às 10h, e no domingo, às 17h, horário de Brasília
Para sintonizar: A Rádio Senado transmite sua programação para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 MHz e para outras nove capitais: Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Manaus (106,9 MHz), Natal (106,9 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz).
Pela internet: Os programas da Rádio Senado são distribuídos para mais de 2 mil emissoras no país por meio da RadioAgência, e podem ser acessados no endereço www.senado.leg.br/radio  (acesse aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)