Presidente da Samarco é convidado para audiência pública na Comissão das Barragens

Da Redação | 18/02/2016, 12h19

O presidente da mineradora Samarco, Roberto Carvalho, foi convidado, nesta quinta-feira (18), para participar de uma audiência pública na Comissão Temporária da Política Nacional de Segurança de Barragens, a ser realizada no dia 1º de março. A Samarco é a mineradora responsável pela Barragem do Fundão, em Mariana, Minas Gerais, que rompeu em 5 de novembro do ano passado, causando uma das maiores tragédias ambientais do país.

O plano de trabalho da comissão, aprovado nesta quarta-feira (17), tem por objetivo buscar a atualização do marco legal das barragens para que o país consiga monitorá-las e evitar novos acidentes, como disse o relator da comissão, senador Ricardo Ferraço (sem partido-ES). O relatório final será apresentado em abril.

Nesse encontro, a comissão vai debater e avaliar a situação técnica e legal da Barragem do Fundão antes do rompimento. Os senadores querem saber se a Samarco seguia o previsto na Lei 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. Além do presidente da Samarco, também serão convidados representantes do Ministério Público de Minas Gerais e o diretor de Fiscalização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Walter Arcoverde.

Com informações da assessoria de imprensa do senador Ricardo Ferraço

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)