Aloysio Nunes associa epidemia de zika a descaso do governo

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/02/2016, 18h09

Em pronunciamento nesta quinta-feira (18), o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) associou a epidemia de zika ao descaso do governo federal com o saneamento básico. Citando dados da Organização Mundial de Saúde, o senador lembrou que o aumento no investimento em saneamento reduz os gastos com tratamento de doenças evitáveis, e que um quarto de todos os leitos hospitalares do mundo são ocupados por vítimas de doenças veiculadas pela água.

Aloysio criticou a presidente Dilma Rousseff que, em discurso, referiu-se a “décadas de abandono” do saneamento como se o Partido dos Trabalhadores não presidisse o Brasil há treze anos. Para ele, as perspectivas de combate ao mosquito transmissor da zika não são animadoras, enquanto o governo não cumprir a meta estabelecida no Plano Nacional de Saneamento Básico.

— Se nós não tivermos serviço de esgoto sanitário e serviço de saneamento básico capazes de atender às populações do nosso país, nós não vamos enfrentar com êxito e resolver esta epidemia e outras que poderão vir — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)