Ana Amélia registra queda nos gastos com prevenção e controle de epidemias

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/02/2016, 16h21

A senadora Ana Amélia (PP-RS) chamou atenção para matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo sobre queda do gastos do governo federal, de 17 estados e do Distrito Federal com prevenção e controle de epidemias.

Essa redução chegou a quase 10%, passando de R$ 5,1 bilhões em 2014 para R$ 4,6 bilhões em 2015, disse a senadora, lembrando que a vigilância epidemiológica compreende prevenção de doenças e combate a potenciais vetores, como o Aedes aegypt, que transmite a dengue, o vírus zika e a febre chicungunha:

— Vale lembrar que no ano passado a epidemia da dengue bateu recordes no Brasil. Com um milhão e 600 mil casos notificados e 863 mortes. A microcefalia, associada ao vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypt, também segue fazendo vítimas.

Ana Amélia também informou que nesta quinta-feira será aberta a Festa Nacional da Uva, no município gaúcho de Caxias do Sul.

Ela lamentou, no entanto, o registro da perda de metade da produção da uva devido a intempéries. Ana Amélia também lamentou que 14 mil pessoas tenham sido demitidas em Caxias do Sul devido à crise econômica do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Chicungunha Dengue Senadora Ana Amélia