Comissão de Relações Exteriores ouvirá indicado para embaixada na Coreia do Sul

Iara Guimarães Altafin | 15/02/2016, 08h07

Na quinta-feira (18), a partir das 10h, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sabatina Luís Fernando de Andrade Serra, indicado ao cargo de embaixador do Brasil na Coreia do Sul.

Em relatório apresentado à comissão, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) destacou as prioridades que têm norteado as relações comerciais brasileiras com a Coreia, como a exportação de produtos com maior valor agregado e a abertura do mercado para a carne suína brasileira.

O Brasil negocia o fim de barreira sanitária imposta pelos sul-coreanos, em decorrência da febre aftosa, visando à abertura das exportações de carne suína proveniente de Santa Catarina, único estado brasileiro livre da doença.

A busca de novos investimentos em infraestrutura e logística está também entre as prioridades das relações bilaterais, assim como a troca de conhecimentos em ciência e tecnologia e a cooperação acadêmica, especialmente no programa Ciência sem Fronteiras. Conforme dados citados por Raupp, 550 bolsas de estudo já foram concedidas a estudantes brasileiros naquele país.

O Brasil é o maior parceiro comercial dos sul-coreanos na América Latina e, em 2014, a Coreia do Sul foi o terceiro parceiro comercial do Brasil na Ásia e o sétimo no mundo.

“A cooperação em ciência, tecnologia e inovação é elemento central do relacionamento do Brasil com a Coreia do Sul. Há um grande potencial a ser explorado nas áreas de semicondutores, nanotecnologia, tecnologia da informação e nas comunicações”, frisou o relator.

Formado em Direito e natural do Rio de Janeiro, Luís Fernando de Andrade Serra ocupa desde 2011 o cargo de embaixador do Brasil em Singapura. Após a sabatina, a indicação será submetida a votação secreta na CRE e posteriormente no Plenário do Senado.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)