Tragédia de Mariana é destaque na programação da Rádio Senado

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/12/2015, 19h13

A Rádio Senado Mais apresenta na sexta-feira (18), às 18h, reportagem especial sobre as consequências do rompimento da barragem de dejetos da mineradora Samarcode no Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). No total, 660 quilômetros de rios foram afetados, 1.469 hectares de terra foram destruídos. Os números do desastre provocado pelo rompimento da barragem do Fundão são catastróficos.

No entanto, para além desses dados mensuráveis, existem prejuízos humanos, históricos e ambientais que não podem ser calculados. “Mariana, 05/11: relatos de uma tragédia” é um registro desses danos que, embora intangíveis, podem ser sentidos na fala de quem perdeu parentes, amigos, a casa, a plantação, a criação, o bicho de estimação. A reportagem destaca o sentimento de quem perdeu seu lugar de pertencimento e de memória.

Realizada em parceria com a Rádio Ufop Educativa e a TV Ufop, ligadas à Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, A reportagem apresenta o ponto de vista de quem perdeu tudo em um dos maiores desastres socioambientais do Brasil.

A reportagem tratará, também, das ações do Ministério Público de Minas Gerais, da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para assegurar os direitos da população impactada pelo desastre socioambiental; e informará o ouvinte sobre os debates que ocorrem no Senado Federal, no sentido de evitar novas tragédias como a que aconteceu em Minas Gerais.

“Mariana 05/11: relatos de uma tragédia” é o primeiro fruto de uma parceria entre a Rádio Senado, a Rádio Ufop Educativa e a TV Ufop, ligadas à Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais.

COMO OUVIR

Dia e horário: A reportagem especial será reprisada no sábado, 19, às 10h; e no domingo, 20, às 17h, horário de Brasília.
Para sintonizar: A Rádio Senado transmite sua programação para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 FM e para outras nove capitais: Cuiabá (102,5 FM), Fortaleza (103,3 FM), João Pessoa (106,5 FM), Manaus (106,9 FM), Natal (106,9 FM), Rio Branco (100,9 FM), Teresina (104,5 FM), Macapá (93,9 FM) e São Luís (96,9 FM). Parte da programação é retransmitida, também, pela Rádio Ufop Educativa (106,3 FM), para a região de Ouro Preto, Minas Gerais.
Pela internet: Os programas da Rádio Senado são distribuídos para mais de 2 mil emissoras no país por meio da RadioAgência, e podem ser acessados no endereço www.senado.leg.br/radio.(acesse aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: