Futuro presidente do Parlasul prega unidade do bloco econômico

Da Redação | 15/12/2015, 17h11

Nessa segunda-feira (14), tomaram posse os 43 parlamentares argentinos, eleitos em outubro pela primeira vez especificamente para participarem do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Entre eles está o próximo presidente do Parlasul, Jorge Taiana, que assumirá o mandato, por um ano, a partir de janeiro de 2016.

Após a eleição, o presidente eleito do Parlasul afirmou que estamos vivendo uma época complexa no mundo e na região.

— Vivemos uma época de desaceleração econômica e de muitos conflitos, muitos dos quais não podem ser resolvidos por um único país, por isso a necessidade de se fortalecer o Mercosul — afirmou Taiana.

Em Montevidéu, onde participa da 35ª Sessão Ordinária do Parlamento do Mercosul — a terceira e última de 2015 — a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) destacou a importância de os países-membros do bloco atuarem cada vez mais de forma unificada.

— É essencial o fortalecimento da unidade dos povos latino-americanos frente à crise internacional e à desaceleração econômica, para que possamos retomar o crescimento da economia, garantindo emprego, distribuição de renda e a continuação das políticas de inclusão social — disse Fátima.

Em entrevista à TV Parlasur, Fátima comentou os resultados das eleições da Argentina e da Venezuela, ressaltando a necessidade de respeito ao voto, ou seja, à decisão da população.

— A alternância do poder faz parte da democracia e se dá pelo voto direto, pela via da urna, e deve ser respeitada — afirmou.

Combate ao Aedes aegypti

Durante a sessão do Parlasul, foi aprovada uma recomendação referente à implementação de medidas de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das doenças dengue, zika e chikungunya nos países que compõem o bloco.

Além da senadora Fátima Bezerra, também participam da reunião a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), os senadores Roberto Requião (PMDB-PR), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Humberto Costa (PT-PE) e deputados de vários partidos.

Com informações da Assessoria da Senadora Fátima Bezerra

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)