Vai a Plenário projeto que amplia área de atuação da Codevasf

Da Redação | 02/12/2015, 14h22

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) poderá ter sua área de atuação ampliada, conforme estabelecido no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 68/2015, aprovado nesta quarta-feira (2) pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). A matéria segue agora para o Plenário do Senado.

Fruto da conjugação de outros três projetos que tramitaram na Câmara dos Deputados, a iniciativa modifica a área de atuação da Codevasf, incorporando à sua jurisdição os vales dos rios Mucuri, em Minas Gerais, e Paraguaçu,  na Bahia, bem como o estado da Paraíba.

De acordo com o relator do projeto, Walter Pinheiro (PT-BA), a Codevasf - que inicialmente atuava somente no vale do rio São Francisco - teve sua área de jurisdição ampliada ao longo dos anos devido à implantação bem-sucedida de diversos empreendimentos agroindustriais e agropecuários para utilização da água e do solo em regiões onde esses recursos são escassos.

Em razão dos bons resultados de tais projetos, disse ele, muitas regiões antes carentes puderam se desenvolver e melhorar as condições socioeconômicas de seus habitantes, como é o caso do perímetro irrigado de Petrolina e Juazeiro, na divisa dos estados da Bahia e de Pernambuco, onde foi instalado importante polo agroindustrial.
Segundo Walter Pinheiro, esses vales carecem da ação articulada do governo federal para o enfrentamento de diversos problemas de natureza hídrica e ambiental. Ele também observou que a presença da Codevasf se faz necessária para a adoção de medidas que resultem no pleno e adequado uso da água proveniente da transposição do Rio São Francisco pela população do estado da Paraíba. Daí por que considerou tão importante a CDR aprovar o projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)