Livro mostra como está a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
SALEXAND | 02/12/2015, 12h48
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realizou nesta quarta-feira (2) audiência pública em que foi lançado o livro Inclusão das pessoas com deficiência na educação profissional e no trabalho. O evento fez parte da 9a. Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência no Senado.
A iniciativa foi do presidente da CE, senador Romário (PSB-RJ), que ressaltou a importância que a obra pode ter na vida de milhões de brasileiros acometidos por alguma deficiência, assim como na de seus familiares. O senador destacou o fato de o livro apresentar uma pesquisa inédita, realizada em 18 estados, sobre as possibilidades e os limites para uma real inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
- Traz luz sobre as atitudes e políticas de entidades governamentais e das ONGs. É uma pesquisa que consolida o ponto de vista de milhares de pessoas que tratam diariamente desse desafio - frisou Romário, para quem a obra terá na prática o efeito de um manual para gestores.
Dois dos autores participaram da audiência, a doutora em Educação Loni Elisete Manica e seu colega Geraldo Caliman. Manica tem assessorado Romário em sua atuação parlamentar nessa área, que ele aponta como uma das prioridades do seu mandato.
- Estou aqui para tentar aprovar leis para quem não tem condições financeiras de arcar com os cuidados extras que diversas vezes as pessoas com deficiência demandam - afirmou o senador.
Entre os destaques do livro, no entender de Manica, está o grande apoio que as escolas especiais obtêm por parte dos estudantes que as frequentam.
- 99% deles não querem que essas escolas, como as Pestalozzi ou as Apaes, sejam fechadas. A maioria, incluindo os docentes, defendem um modelo de complementação com as instituições regulares. Há inúmeros casos bem-sucedidos dentro desse viés - disse a educadora.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: