Criada frente parlamentar de apoio à Sudam

Da Redação | 02/12/2015, 13h51

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (2), a Comissão de Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou relatório favorável a projeto de Resolução (PRS 49/2015) que cria a Frente Parlamentar em Apoio à Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) no âmbito do Senado Federal. A matéria segue para o exame da Comissão Diretora do Senado.

Entre as finalidades da frente está a promoção de debates no Congresso, com a participação da sociedade, visando ao aprimoramento da legislação federal que possibilite a ampliação e consecução dos objetivos da Sudam e a de acompanhar as políticas públicas, projetos e programas na área de atuação da Superintendência, visando ao desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

Autor da proposta, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirma que a área de atuação da Sudam corresponde a 61% do território nacional e abrange os oito estados da Região Norte, além do do Mato Grosso e, parcialmente, o Maranhão, que formam a Amazônia Legal. Ainda conforme o senador, a Sudam tem o desafio de “promover o progresso de uma região que apresenta enormes diferenças em termos de desenvolvimento econômico e social quando comparada com as demais regiões do País”.

Com parecer favorável, o relator, senador Gladson Cameli (PP-AC), disse acreditar que “a criação da frente representa o compromisso do Legislativo com o alcance de um dos objetivos fundamentais do país, o de reduzir as desigualdades sociais e regionais”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)