CRE sabatina indicados a Embaixadas do Brasil na Tanzânia, em Marrocos e em São Vicente

Da Redação | 16/11/2015, 16h57

Três indicados para embaixadas do Brasil devem ser sabatinados na quinta-feira (19) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O diplomata Carlos Alfonso Iglesias Puente foi indicado pela Presidência da República para a embaixada brasileira na Tanzânia e, cumulativamente, nas Ilhas Comores e nas ilhas Seicheles. O diplomata José Humberto de Brito Cruz foi indicado para o mesmo cargo em Marrocos. E o diplomata Antônio José Rezende de Castro, se aprovado pelo Senado, será embaixador do Brasil nas ilhas de São Vicente e Granadinas, no Caribe.

Nascido em 1963, Carlos Alfonso Iglesias Puente formou-se em relações internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) em 1984 e ingressou no curso de preparação à carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores no ano seguinte. Tem mestrado em Ciência Política pela Universidade de Toronto, no Canadá. Em 2008, concluiu o curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco.

Antônio José Rezende de Castro nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. Ingressou no curso de preparação à carreira diplomática em 1969 e, em 1971, a iniciou profissionalmente no posto de terceiro-secretário. Chegou a ministro de primeira classe, em 2006.

Doutor em filosofia política, José Humberto de Brito Cruz formou-se pela Universidade de São Paulo (USP) em 1983. Atuou na missão junto às Nações Unidas, em Nova York, de 1990 a 1994, na Embaixada do Brasil em Caracas, de 1994 a 1997, na Embaixada do Brasil em Paris, de 2003 a 2006 e na delegação junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e ao Mercosul, em Montevidéu, de 2006 a 2011.

Tratados

Também estão na pauta da CRE o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 347/2015, que aprova o Tratado de Marrakech para facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades.

A relatora, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), afirma que no momento em que se celebrava a adesão dos países reunidos em Marrakech ao acordo, recebeu, como representante do Brasil, homenagem do ministro das comunicações do Marrocos, Mustafá Khalfi, pelo empenho no sentido de concretizar o projeto.

— Momento de muita emoção e grande importância histórica, que marca uma expressiva conquista das pessoas portadoras de deficiência visual, problema que, ao impedir-lhes a leitura, compromete também seu desenvolvimento pessoal, acesso à educação e, em consequência, ao mercado de trabalho — conta.

Também será votado o PDS 383/2015, que aprova o tratado entre o Brasil e o Japão sobre a transferência de pessoas condenadas, assinado em Tóquio, em 24 de janeiro de 2014.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
CRE Itamaraty Relações Exteriores