Ângela Portela critica aumento do preço da energia em Roraima

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/11/2015, 15h40

A senadora Ângela Portela (PT-RR) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (4), o aumento da energia em Roraima. A partir deste mês, os consumidores residenciais do estado pagarão, em média, 40,33% a mais na conta de luz; para as empresas, o aumento foi de 43,65%.

Ela explicou que esse reajuste ameaça a economia do estado, já que a energia é um insumo essencial. A senadora alertou que, com energia tão cara, poderá haver uma dramática retração no ritmo da economia roraimense o que, por sua vez, provocará demissões.

— Os cidadãos padecem com isso, e as empresas também. Qual empresário vai investir e abrir negócio em Roraima, tendo que pagar por energia tão cara e instável? E quem sofre ainda mais com isso é a população. Nada justifica que a conta de luz sofra um impacto de 40% em menos de um ano.

Ângela Portela lembrou que a população de Roraima tem que pagar caro pela conta de luz, apesar de ter um fornecimento de energia precário e sofrer constantes apagões, já que o estado ainda depende de termelétricas e da energia importada da Venezuela. Ela espera que sejam logo resolvidos os problemas que impedem a conclusão do linhão de Tucuruí, que vai melhorar a situação energética do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)