Fátima Bezerra pede que a profissão de artesão seja regulamentada

Da Redação | 21/10/2015, 20h59

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) fez em Plenário nesta quarta-feira (21) um apelo à presidente Dilma Rousseff para que sancione o texto que regulamenta a profissão dos artesãos, cujo prazo para sanção se encerra nesta quinta-feira (22). O projeto (PLS 136/2009), já aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, reconhece a categoria e determina o estabelecimento de políticas públicas de apoio, crédito e aperfeiçoamento.

Fátima disse que participou no início da semana da abertura da sétima edição do Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Brasil, promovido pela Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (CNARTS), em Natal (RN). E parabenizou os organizadores pelo sucesso do evento, que reuniu delegações de artesãos de todo o país.

A senadora explicou que a pauta do encontro foi a expectativa da categoria de ter sua profissão regulamentada. Ela acrescentou que é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Artesão e em Apoio ao Artesanato, que conduziu as discussões da proposta no Congresso Nacional.

- São muitos anos de luta, de sonhos e de esperanças. Temos de dar a esta categoria o respeito que ela merece. São mais de dez milhões de pessoas pelo país afora, em uma categoria que tem contribuído fortemente para movimentar a cadeia produtiva. É inaceitável não terem sua profissão reconhecida – defendeu a senadora, citando dados do IBGE de que, em 2009, o trabalho dos artesãos movimentou cerca de R$ 54 bilhões na economia.

Fátima reforçou ainda que os artesãos trabalham com nossos costumes, valores e história. Para a senadora, eles formam parte importante da identidade do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Fátima Bezerra