Donizeti: Bolsa Família é instrumento para revolução mansa e pacífica

Da Redação | 20/10/2015, 22h51

Em discurso no Plenário na noite desta terça-feira (20), o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) comemorou os 12 anos de criação do Bolsa Família. Segundo o senador, o programa é um instrumento para uma “revolução mansa e pacífica”, que significa a ruptura de uma dependência histórica, além de possibilitar o “empoderamento de muitas mulheres”.

- Hoje é dia de celebrar o Bolsa Família, que nos tirou do mapa mundial da fome – exultou o parlamentar, que também destacou o reconhecimento internacional do programa.

O senador elogiou a iniciativa do ex-presidente Lula, que criou o programa em seu primeiro mandato (2003-2006), e lamentou as críticas que ainda persistem. Segundo Donizeti, o Bolsa Família beneficia diretamente um quarto da população brasileira, incentiva a manutenção das crianças na escola e o acompanhamento das vacinas nos postos de saúde. Na visão do senador, o programa é importante para a distribuição de renda. Ele ainda citou que quase 85% das crianças beneficiadas têm avaliação nutricional no nível bom ou ótimo.

Com o Bolsa Família, acrescentou Donizeti, houve redução de 19% na mortalidade infantil e diminuição no número de filhos por família. Ele ainda informou que 75% dos beneficiados estão no mercado de trabalho, o que contradiz “quem diz que o programa é para vagabundo”. Em Tocantins, segundo o senador, mais de 130 mil famílias recebem o Bolsa Família e mais de 99% das crianças beneficiadas estão com a vacinação em dia.

- O Brasil se tornou um exemplo: entre 2011 e 2014 o Brasil recebeu delegações de 92 países para conhecer o Bolsa Família. O Brasil é um país que deu certo. Temos ousadia e coragem para superar dificuldades – concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: