Comissão de atividades de inteligência quer ouvir Jacques Wagner

Da Redação | 06/10/2015, 16h10

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência aprovou nesta terça-feira (6), requerimento para que seja ouvido o ministro da Casa Civil, Jacques Wagner. Os parlamentares querem que ele explique a demora na publicação da Política Nacional de Inteligência (PNI).

O autor do requerimento, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), afirmou que o objetivo foi só fazer a adequação à mudança no comando da pasta, já que o outro requerimento aprovado era para ouvir o então ministro Aloísio Mercadante.

A presidente da comissão, deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), disse esperar que, na próxima reunião, os parlamentares aprovem outro requerimento para convidar o ministro Ricardo Berzoini, novo ministro da Secretaria de Governo, para justificar a retirada do status de ministério do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), na última reforma ministerial.

— Todos nós desta comissão já expressamos nossa discordância do rebaixamento institucional das atividades de inteligência e acredito que ele terá muito a falar, aqui, sobre essa situação.

Também foi aprovado pedido da presidente para a realização de uma audiência pública a fim de debater a reforma da legislação brasileira de inteligência. Para o encontro, serão convidados representantes da Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência e da Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: