CRE sabatina indicados para embaixadas no Uruguai e nas Filipinas

Tércio Ribas Torres | 28/09/2015, 17h40

Em reunião marcada para a próxima quinta-feira (1º), às 10h, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deve sabatinar os diplomatas Hadil Fontes da Rocha Viana, que foi indicado para o cargo de embaixador do Brasil no Uruguai, e Rodrigo do Amaral Souza, indicado para a embaixada brasileira nas Filipinas. Se aprovados na CRE, os indicados ainda terão de ser confirmados pelo Plenário.

Escolhido para atuar no Uruguai, Hadil Fontes da Rocha Viana nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1955. Concluiu o curso de Direito em 1979 e no ano seguinte entrou para a carreira diplomática. O país vizinho, que integra o Mercosul, já concedeu as credenciais ao novo embaixador brasileiro em julho.

Rodrigo do Amaral Souza é indicado para ocupar o cargo de embaixador do Brasil nas Filipinas, cumulativamente com as representações nas Ilhas Marshall, na Micronésia e na República de Palau. Ele nasceu em 1957, em São Paulo (SP). Em 1979, graduou-se em Administração e três anos depois iniciou sua carreira diplomática.

Depois das sabatinas, a CRE deve examinar o relatório da indicação de Elizabeth-Sophie Mazzella Di Bosco Balsa para a embaixada do Brasil no Sri Lanka, cumulativamente com a representação brasileira nas Maldivas.

Ainda consta da pauta (PDS 215/2015) a decisão do Conselho do Mercado Comum sobre a criação do Fundo de Promoção de Turismo do Mercosul. O relator, senador José Agripino (DEM-RN), é favorável à aprovação do projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)