Decisão do STF que barrou financiamento empresarial é um grande avanço, diz Lasier Martins

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/09/2015, 16h32

O senador Lasier Martins (PDT-RS) classificou como grande avanço para a moralidade pública a decisão do STF que declarou inconstitucional a doação de empresas a campanhas eleitorais. Ao ressaltar que as investigações da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, têm confirmado a contaminação da política pela corrupção, o senador declarou esperar que o posicionamento do STF inaugure uma "nova era na disputa política".

Lasier defendeu a aprovação de regras que aumentem a lisura nos pleitos e tornem as eleições mais baratas e equilibradas, além de mecanismos que concedam ao eleitor o poder de revogar os mandatos de políticos eleitos. O senador cobrou determinação e coragem na discussão da reforma política sob pena de enfraquecimento das instituições democráticas.

— A nefasta influência do poder econômico nas eleições, o dreno criado entre empresas e as campanhas políticas, estão no cerne de casos de corrupção como aqueles apurados pela Lava-Jato. Precisamos, então, criar dispositivos que evitem esse total desvirtuamento da política — disse Lasier, nesta terça-feira (22) em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)