Aprovada a criação dos grupos parlamentares Brasil-Marrocos e Brasil-Georgia

Da Redação | 27/08/2015, 14h29

Os integrantes da Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovaram, nesta quinta-feira (27), a criação de dois grupos que buscam a integração entre os parlamentares do Brasil e das nações do Marrocos e da Geórgia.

O PRS 20/2015, proposto pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), cria o grupo Brasil-Marrocos, para incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus poderes legislativos. Elas se darão por meio de visitas recíprocas; realização de congressos, seminários, simpósios, debates, conferências, estudos e encontros de natureza política, jurídica, social, tecnológica, científica, ambiental, cultural, educacional, econômica e financeira, necessárias ao encaminhamento das questões atinentes ao desenvolvimento das relações bilaterais; permuta periódica de publicações e trabalhos e matéria legislativa.

O relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), salientou que o Marrocos é um país-chave no contexto africano. Além de exercer uma política externa extremamente ativa e multidirecionada, com eixos de aproximação com Estados Unidos e Europa – pelo que, em contrapartida, reprime, internamente e com grande eficácia, a proliferação do extremismo islâmico – possui grande poder de influência no mundo árabe.

Geórgia

A criação do grupo parlamentar Brasil-Geórgia (PRS 36/2015) foi proposta pelo presidente da CRE, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). A ideia é contribuir para o estreitamento das relações entre as duas nações, ao possibilitar o conhecimento mútuo e dos respectivos parlamentos e o aprendizado sobre os diferentes problemas enfrentados pelos países, assim como as soluções encontradas. Aloysio se disse interessado pelo país após o relato de visita feita por Cristovam Buarque. A nação tem sua independência sob constante ameaça da Rússia.

- O país tem uma cultura forte, um alfabeto próprio, uma identidade nacional consolidada há séculos e vem lutando para manter sua independência – explicou Aloysio.

O Brasil reconheceu a independência da Geórgia em 1990 e dez anos mais tarde houve a abertura recíproca das embaixadas. Com o grupo parlamentar, a ideia é aumentar a aproximação.  A matéria foi relatada ad hoc pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)