Angela Portela defende projeto que reonera empresas beneficiadas com a redução de encargos trabalhistas

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/08/2015, 17h38

A senadora Angela Portela (PT-RR) defendeu a aprovação do projeto de lei que reonera empresas que anteriormente haviam sido beneficiadas com a redução de encargos trabalhistas.

Após lembrar que a desoneração fora adotada pelo governo para conter os efeitos da crise, a senadora explicou que essa medida surtiu efeito até o ano passado; só que a crise demorou mais que o previsto e, agora, o governo precisa fazer uma correção de rumos.

Segundo Angela Portela, a reoneração da folha de pagamento das empresas, a ser votada nesta quarta, pelo Senado, é necessária para reequilibrar as contas públicas. A medida, explicou a senadora, vai aumentar as receitas da Previdência Social.

- O aumento virá do restabelecimento das alíquotas de contribuição previdenciária sobre a receita bruta das empresas. Ao elevar as alíquotas, o projeto estabelece que a classe empresarial brasileira também contribua com o grande esforço fiscal do país, sempre visando ao objetivo maior que é a retomada do crescimento e da geração de empregos e renda.

Ainda sobre o ajuste fiscal, Angela Portela disse que o governo vem fazendo sua parte, reduzindo os custos da máquina pública, e ressaltou um ponto que ela considera muito importante: o ajuste está sendo feito sem aumento de impostos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)