Hélio José anuncia audiência pública para tratar da situação da saúde no Distrito Federal

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/08/2015, 17h46

O senador Hélio José (PSD-DF) informou que a Comissão de Direitos Humanos do Senado vai promover audiência pública para discutir a grave situação da saúde pública no Distrito Federal.

O senador explicou que o governo do Distrito Federal prorrogou por mais seis meses, até janeiro de 2016, o estado de emergência na saúde do DF. A medida havia sido tomada no início do ano para dar mais agilidade às decisões na área. Segundo o senador, os problemas são muitos: falta de remédios, falta de pessoal, ameaça de suspensão dos salários, falta de leitos e degradação de hospitais e postos de saúde.

Hélio José reconheceu que ocorreram avanços, como a reabertura de 50 leitos de UTI que estavam desativados, a contratação de mais de 300 médicos e melhoria no abastecimento de remédios em falta. Mas muito ainda precisa ser feito, na avaliação do senador. Para ele, é preciso que o governo, Congresso e sociedade civil se unam em busca de uma saída.

– Manter em bom funcionamento um sistema tão complexo e tão vasto não é tarefa pequena. Não podemos parar tudo para consertar. As pessoas não vão deixar de ficar doentes, não vão suspender temporariamente suas necessidades médicas. Temos de atender as pessoas ao mesmo tempo em que resolvemos os problemas que, justamente, impedem o bom atendimento das necessidades da população. Não é simples, disso todos nós sabemos - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)