Líder da oposição na Venezuela, Henrique Capriles será convidado para audiência na CRE
Da Redação | 16/07/2015, 14h29
Um dos líderes da oposição na Venezuela, o governador Henrique Capriles, do estado de Miranda, será convidado a falar sobre a situação política de seu país em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Em data a ser anunciada, a audiência foi proposta pelo presidente da comissão, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). O requerimento foi aprovado nesta quinta-feira (16).
Um dos objetivos será ouvir Capriles sobre as condições em que serão realizadas as eleições legislativas na Venezuela, marcadas para dezembro. No requerimento, Aloysio Nunes disse que há dúvidas se essas eleições ocorrerão em um “ambiente de respeito ao pluralismo e às regras democráticas”.
Membro e fundador do partido Primero Justicia, o político exerce até 2017 seu segundo mandato como governador de Miranda. Em 2012, durante a primeira gestão, ele licenciou-se para concorrer na eleição presidencial, realizada em outubro. Capriles recebeu 44,55% dos votos ante 54,84% dados ao vencedor, o então presidente Hugo Chávez, sucedido por Nicolás Maduro.
Direitos Humanos
Ainda justificando a audiência, Aloysio Nunes afirma que a CRE vem dando atenção à situação política e de violações aos diretos humanos na Venezuela. Ele lembrou que, em maio, a comissão recebeu em audiência as esposas de dois líderes oposicionistas que se encontram presos: Mitzy Capriles Ledezma, casada com o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, e Lilian Tintori, esposa de Leopoldo López, prefeito de Chacao. Elas vieram ao Brasil pedir apoio para a libertação de seus maridos, sobre os quais pesam acusações “muito questionadas”, conforme o senador.
Também participou da audiência em maio a ex-deputada María Corina Machado, a mais votada nas eleições de 2010, que teve seu mandato cassado “arbitrariamente”, segundo Aloysio. Agora, informa o senador, María Corina foi impedida de concorrer às próximas eleições.
“As duas missões parlamentares de senadores a Caracas, realizadas em junho, reforçaram a preocupação com a estabilidade política na Venezuela e a necessidade de fomentar o diálogo”, acrescenta o presidente da CRE. A audiência com Capriles, em sua avaliação, poderá ajudar a aprofundar o diálogo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: