Randolfe: escola Bolshoi em Joinville revela grandeza de Luiz Henrique

Da Redação | 11/06/2015, 14h45

As iniciativas do então prefeito de Joinville (SC) Luiz Henrique da Silveira, em 1996, que resultaram na abertura da escola do Teatro Bolshoi naquela cidade revelam a visão estratégica do político catarinense, sua grandeza e generosidade, disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Em sessão especial do Plenário em homenagem ao senador por Santa Catarina, que faleceu no dia 10 de maio, Randolfe lembrou que a mais tradicional escola de balé e ópera do mundo, fundada em 1776, conta com três brasileiros em seu corpo de bailarinos.

— Os três brasileiros que integram o maior grupo de balé do mundo foram formados na única escola do teatro que existe fora de Moscou, que funciona na belíssima Joinville. Isso tem tudo a ver com a sensibilidade, a visão e a grandeza de um homem público do tamanho de Luiz Henrique.

Conforme revelou, o principal objetivo da escola no Brasil é a inclusão social, recrutando jovens da periferia pobre das cidades brasileiras. Hoje, contou, são mais de trezentos alunos de todo o país, que contam com bolsas de estudo integrais.

— Decidi abordar aqui essa faceta pouco citada de Luiz Henrique e que tem que ser destacada porque mostra a cultura e a delicadeza de um homem que também era aguerrido e combativo — frisou.

Emocionado, Randolfe parafraseou o escritor gaúcho Érico Veríssimo, sempre citado pelo homenageado.

— Luiz Henrique é uma das pessoas grandiosas da espécie humana que constrói moinhos e derruba barreiras. Os moinhos de Luiz Henrique girarão para sempre na roda da história.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)