Fernando Bezerra Coelho conhece experiência com energia solar em Munique

Da Redação | 09/06/2015, 17h48

Famílias alemãs que moram em apartamentos de 100 metros quadrados nos arredores de Munique e utilizam painéis fotovoltaicos (captadores e armazenadores de energia solar) conseguem reduzir a conta de energia pela metade, no decorrer de um ano. Os dados chamaram a atenção do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que está naquela cidade para participar da Conferência Intersolar Europe 2015 e, nesta terça-feira (9), visitou condomínios localizados no Parque Solar Strasskirchen.

— No Brasil, a exemplo da Alemanha, temos que apoiar e priorizar a geração de energias limpas — disse o senador.

Durante vista ao parque – que armazena 54Mwatts de energia solar e foi instalado na cidade de Strasskirchen pela empresa alemã Krinner, uma das líderes mundiais deste segmento – Fernando Bezerra Coelho foi informado que cada família residente no Parque Strasskirchen  consegue economizar, por ano, cerca de 500 euros por utilizarem este tipo de energia.

Na Alemanha, calcula-se que mais de 1,5 milhão de estabelecimentos residenciais e comerciais produzem energia solar.

— No Brasil, temos pouco mais de 500 mil estabelecimentos como estes — disse o senador, que preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional.

Conferência

A Conferência Intersolar Europe 2015 começou nesta terça-feira, em Munique. Convidado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para ser um dos representantes do parlamento brasileiro na conferência, Fernando Bezerra Coelho participa do encontro até a próxima quinta-feira (11), quando a Apex promoverá seminário com o objetivo de atrair investimentos para o Brasil no segmento de painéis fotovoltaicos.

Agenda

A agenda de compromissos do senador na Alemanha começou na última sexta-feira (5). Na capital Berlim, Fernando Bezerra encontrou-se com a professora Gesine Schawn, membro do Partido Social-Democrata Alemão (SPD) e presidente da Escola de Governo Humboldt Viadrina. Nesse mesmo dia, Fernando Bezerra almoçou com a embaixadora do Brasil em Berlim, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Na manha de segunda-feira (8), ainda em Berlim, o senador reuniu-se com a deputada Barbel Hohn, do Partido Verde alemão. Presidente da Comissão de Meio Ambiente e vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Alemanha do Bundestag, Hohn antecipou ao senador que visitará o Brasil, no próximo ano, com o objetivo de estreitar as relações entre os dois países nas áreas ambiental e de energias renováveis; principalmente, solar, eólica e de biomassa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)