Raimundo Lira lamenta crise hídrica na Paraíba

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/06/2015, 19h23

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) disse que "revitalizar o Rio São Francisco é fundamental para que a transposição das águas do Velho Chico não seja inócua para o Nordeste.” Ele afirmou ainda que a Paraíba está vivendo uma grande crise hídrica.

O problema é tão sério, disse ele, que 18 municípios onde vivem 700 mil habitantes correm o risco de ficar sem água a partir de dezembro. Uma dessas cidades é Campina Grande, a segunda maior do estado e que é abastecida pelo Reservatório Boqueirão, com capacidade de 550 metros cúbicos de água.

Mas, por não terem sido construídas duas barragens no Rio Taperuá para regulação e contenção do assoreamento, hoje esse reservatório está com 20% de sua capacidade assoreada e com apenas 18% de acumulação de água.

Raimundo Lira espera que não seja cometido mais um erro com o Rio São Francisco.

- A seca é uma realidade do povo sertanejo na Paraíba, para quem ainda é difícil obter água para cozinhar, para beber, para se banhar. A água para lavoura, seja ela de vazante ou de plantação de maior porte, está fortemente comprometida. De acordo com dados da Emater, a Paraíba tinha um rebanho de 1 milhão de cabeças de gado, mas cerca de 40% desses animais foram mortos por causa da estiagem prolongada - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)