Reguffe defende reforma para aproximar cidadão comum da política

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/05/2015, 17h15

“Do jeito que a política está, em pouco tempo não haverá gente de bem”. O alerta foi dado pelo senador Reguffe (PDT-DF) ao defender uma reforma política profunda que facilite o acesso da pessoa comum à política.

Ele próprio apresentou 7 propostas de mudança na legislação político-eleitoral e gostaria de vê-las debatidas e votadas no Senado. Entre elas, o fim da reeleição para governantes e apenas uma reeleição para senador, deputados e vereadores; o fim das doações privadas para campanhas políticas e a possibilidade de os eleitores revogarem um mandato, caso o eleito não cumpra os compromissos de campanha.

Reguffe propôs também o fim do voto obrigatório e a adoção do voto distrital para a eleição de deputados. Nesse caso, cada estado seria dividido em distritos e cada distrito elegeria um deputado. Hoje, os candidatos precisam percorrer todo o estado em busca de votos, e o senador explicou que mudar isso teria consequências positivas:

- Do jeito que está hoje, imagine em São Paulo. Ter que fazer campanha em Ribeirão Preto, em Campinas, na cidade de São Paulo, em Santos, em Presidente Prudente, em Bauru, em Sorocaba. Isso favorece quem tem dinheiro. Quando você diminui a área geográfica da campanha, você torna a política mais acessível ao cidadão comum, facilita a fiscalização por parte do eleitor, vai baratear a campanha, aumenta o grau de politização do debate, você dá chance de que uma pessoa comum possa tentar entrar na política - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)