Presidente da Embrapa fala aos senadores da Comissão de Agricultura

Da Redação | 21/05/2015, 08h47

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, participa neste momento de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Ele relata as atividades realizadas pela empresa e o seu impacto na agricultura e na pecuária brasileiras.

O debate foi proposto pelos senadores Blairo Maggi (PR-MT) e Wellington Fagundes (PR-MT). Também participa da audiência o chefe da área agrossilvipastoril, João Flávio Veloso e Silva.

No início do debate, Blairo ressaltou o papel da Embrapa na modernização da agropecuária brasileira, mas manifestou preocupação com a dependência atual do país a tecnologias desenvolvidas por outros países e com o futuro da empresa no cenário da inovação tecnológica no agronegócio.

— Eu não discuto a importância da Embrapa até aqui, mas eu tenho um ponto de interrogação quanto à Embrapa daqui para frente. Nós vamos continuar a ter a grande história que a Embrapa teve ou vamos ficar com o que os de fora fazem ou mesmo deixar para a iniciativa privada fazer? — questionou.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) também apontou problemas enfrentados pela empresa, como o contingenciamento de recursos, e a capacidade da Embrapa de continuar sendo player importante na geração de conhecimento para o agronegócio.

Criada em 1973, a Embrapa é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem buscado desenvolver um modelo de agricultura e pecuária tropical brasileiro, voltado à produção de alimentos, fibras e energia.

O presidente da Embrapa poderá responder a perguntas enviadas pela população por meio dos canais abaixo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)