Humberto Costa define projeto de terceirização como retrocesso

Da Redação | 19/05/2015, 16h35

Em pronunciamento no Plenário na tarde desta terça-feira (19), durante a sessão temática sobre a terceirização, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o país precisa retomar o crescimento econômico. Para o senador, no entanto, isso não pode ser conseguido com a diminuição das conquistas dos trabalhadores.

Humberto disse que o Brasil precisa criar empregos, mas empregos de qualidade – oportunidade que, na opinião do senador, a terceirização não oferece. Na visão do parlamentar, o projeto de terceirização (PLC 30/2015) é um retrocesso, pois precariza as condições de trabalho. Ele informou que toda a bancada do PT no Senado é contrária ao projeto.

- Apostar em fórmulas que diminuam direitos e achatem salários não é uma prática que se coadune com o modelo que queremos para o Brasil – disse o senador, que sinalizou a rejeição da matéria e a construção de uma nova legislação sobre terceirização em entendimento com as centrais sindicais.

Humberto Costa criticou a estratégia de alguns países, que diminuem os direitos trabalhistas buscando um número melhor do produto interno bruto (PIB). Ele ainda elogiou a iniciativa do presidente Renan Calheiros, em convocar uma sessão de debate sobre a terceirização. Para Humberto, não é possível admitir que um assunto tão importante seja aprovado sem o devido debate.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)