Paim homenageia as mães em discurso na tribuna
Da Redação | 08/05/2015, 10h56
Antecipando as celebrações pelo Dia das Mães, que acontece no próximo domingo (10), o senador Paulo Paim (PT-RS) ocupou a tribuna, nesta sexta-feira (8), para homenageá-las. Ele destacou que elas são merecedoras de total apreço, sejam brasileiras ou de qualquer lugar do mundo, de todas as origens étnicas, as que trabalham ou empreendem, entre tantas.
O senador citou ainda as mães que já partiram, as de hoje e as do futuro, aquelas já acalentam o sonho de ser mãe.
— Só as mães sabem explicar o que é ser mãe. Mesmo que eu tentasse aqui, em poucas palavras, seria impossível adentrar neste universo. Então, o que me resta, sinceramente, é navegar, acolher com meus olhos, com minha garganta a suavidade, a ternura, os sentimentos dessas mulheres — comentou.
Paim registrou que as mães começaram a ser homenageadas já na Grécia Antiga, na entrada da primavera, com festejos em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. No século 17, a Inglaterra dedicou um dia às mães, seguindo-se os Estados Unidos, com data oficial a partir de 1914, no segundo domingo de maio.
No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi originalmente realizado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 1918. Ainda lembrou que, quatorze anos depois, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data também no segundo domingo de maio.
Paim citou as mães “guerreiras”, que perderam seus filhos em guerras, para a violência urbana e até para as drogas, sempre fazendo de tudo para ajudá-los. Citou as que viveram as “longas noites de medo” durante as duas décadas de ditadura no Brasil e em outros países, em vigília à espera de notícias de filhos desparecidos. Mas também lembrou as que choram de alegrias com as conquistas dos filhos.
O senador citou ainda a sua mãe, chamada Itália, e a avó, dona Alexandrina, segundo ele “duas vezes mãe”. Por fim, lembrou o poeta gaúcho Mário Quintana, que em versos simples relaciona a palavra mãe, de apenas três letras, ao tamanho do céu, “apenas menor que Deus”.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: