Ministro do Planejamento discutirá “pedaladas” em audiência conjunta da CAE, CI e CMA

iara-guimaraes-altafin | 05/05/2015, 15h56

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, será convidado a explicar supostas manobras fiscais do governo, denominadas de “pedaladas”, em audiência pública a ser promovida em conjunto pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Requerimento prevendo a participação da CMA, proposto pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), foi aprovado nesta terça-feira (5).

Conforme notícias veiculadas na imprensa, o governo teria atrasado o repasse de recursos do Tesouro para melhorar o resultado das contas públicas. Esses atrasos teriam ocorrido em despesas sociais e trabalhistas, como o Bolsa Família e abonos salariais.

Flexa Ribeiro previa inicialmente realização da oitiva apenas na CMA, mas seguiu sugestão do senador Jorge Viana (PT-AC) para o debate conjunto com as outras comissões. O encaminhamento foi acolhido pelo presidente da CMA, senador Otto Alencar (PSD-BA). Ainda por sugestão de Flexa Ribeiro, será também convidado o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz.

A data da audiência pública conjunta ainda será decidida pelas três comissões, após consulta aos convidados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)