José Pimentel anuncia fórum de debates sobre políticas de emprego

Da Redação | 30/04/2015, 13h32

O senador José Pimentel (PT-CE) registrou, nesta quinta-feira (30), a criação, pela presidente Dilma Rousseff, do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e Previdência”. O grupo vai ser formado por integrantes do governo e de centrais sindicais, além de representantes de empresários e pensionistas. O senador informou que serão debatidos o sistema previdenciário, as regras de acesso aos benefícios e a formalização das relações de trabalho, entre outros temas.

O fórum, ainda de acordo com o senador, vai discutir também medidas para reduzir a rotatividade no mercado de trabalho. Ele ressaltou que o Brasil tem alto índice de empregos, mas um significativo percentual de pessoas que mudam de trabalho.

— Isso resulta em  dificuldades para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, além de repercutir fortemente no seguro desemprego. Eu sou um daqueles que compreende que o seguro desemprego é uma consequência da alta rotatividade da mão de obra — declarou Pimentel.

Ainda sobre as relações trabalhistas, o senador do PT lembrou que quando foi ministro da Previdência, entre 2008 e 2010, o ministério criou um sistema para que a empresa que diminuísse a quantidade de acidentes de trabalho recebesse um bônus, com descontos em contribuições.

— E aquela empresa do mesmo ramo de atividade que estivesse acima da média em número de acidentes teria um ônus. Esse processo permitiu que a partir dali tivéssemos uma diminuição significativa no número de ocorrências — relatou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)