Comissão ouvirá chefe do Gabinete de Segurança Institucional do Planalto

Soraya Mendanha | 28/04/2015, 18h45

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência realiza, na próxima terça-feira (5) às 14h30, reunião para escutar o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General José Elito Carvalho Siqueira.

A reunião atende à deliberação da comissão mista desta terça-feira (28), que aprovou vários requerimentos solicitando a presença do General José Elito. Entre os temas sugeridos e que devem ser tratados pelo ministro estão a tentativa de recrutamento de jovens no Brasil pelo Estado Islâmico; a situação da Política Nacional de Inteligência, que ainda não foi publicada pela presidente; a existência de relatórios de inteligência ou outros documentos no âmbito do Sistema Brasileiro de Inteligência que façam referência à presença de militares ou agentes de inteligência cubanos entre profissionais que vieram ao Brasil participar do programa Mais Médicos e demais considerações sobre o Sistema Brasileiro de Inteligência.

Para tratar desses temas, requerimentos do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) ainda sugeriram a convocação do diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, em data a ser definida pelo colegiado. A deputada Jô Morais, presidente da Comissão, também sugeriu, em requerimento aprovado, audiência para tratar das respectivas áreas de inteligência e seus mecanismos de controle. Jô Morais sugeriu que fossem convidados o deputado Denilson Feitoza Pacheco, que também é Procurador de Justiça em Minas Gerais; o consultor legislativo do Senado Joanisval Brito e o professor da Universidade de Buenos Aires José Manuel Ugarte.

Também foi aprovado requerimento autorizando a realização de visitas técnicas da comissão a diversos órgãos do Sistema Nacional de Inteligência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)