Flexa Ribeiro diz que governo adota discurso 'mentiroso e irresponsável'

Da Redação | 14/04/2015, 21h14

Em pronunciamento nesta terça-feira (14), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que a presidente Dilma Rousseff adotou um discurso “mentiroso e irresponsável” para justificar as fraudes nas contas publicas de 2013 e 2014.

Em pouco mais de 100 dias de governo em seu segundo mandato, disse Flexa Ribeiro, o governo de Dilma Rousseff só tem motivos para se envergonhar, uma vez que a presidente da República “acumula mazelas e agruras que aumentam o descrédito por parte do povo brasileiro”.

Flexa Ribeiro citou o procurador do Ministério Público Federal junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira, segundo o qual os atrasos propositais de repasses de recursos do Tesouro Nacional aos bancos públicos e privados constituíam operações de crédito.

O senador disse que, passando por cima da Lei de Responsabilidade Fiscal, Dilma fez uma artimanha pouco ortodoxa, ao permitir operação de crédito entre instituições financeiras públicas. Segundo o senador, a manobra do governo consistia em atrasar benefícios sociais para simular equilíbrio nas contas públicas.

Flexa Ribeiro também citou denuncia recente de executivo da SBM Offshore, segundo a qual a Controladoria-Geral da União (CGU) já sabia dos casos de pagamentos de propina no esquema bilionário de corrupção na Petrobras desde agosto de 2014, em pleno processo eleitoral, embora o órgão só tenha anunciado abertura de processo 17 dias após o segundo turno das eleições.

— Se a denúncia for comprovada, temos aí um grave dano que o PT provoca nas bases democráticas deste país. Onde está a transparência? Onde está a responsabilidade do governante com o eleitor? — questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: