CRE realiza sabatina de indicados para embaixadas do Togo e da Guiné Equatorial

Da Redação | 10/04/2015, 09h44

Os integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realizam, na próxima quinta-feira (16) as sabatinas e as votações dos nomes de dois diplomatas: Evaldo Freire, para assumir o cargo de embaixador do Brasil na Guiné Equatorial, e Antônio Carlos de Salles Menezes, para exercer o cargo de embaixador no Togo.

Evaldo Freire nasceu em Teresina, concluiu o curso de Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e iniciou a carreira diplomática em 1985. É mestre em Política Internacional pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica.

Já Antônio Carlos Menezes nasceu em Recife (PE), em 1959, e formou-se em Ciências Econômicas em 1981 pela Universidade Federal de Pernambuco. Iniciou sua carreira diplomática em 1986 e prosseguiu os estudos no Instituto Rio Branco.

Acordos

Também estão na pauta dois acordos de cooperação internacional. O PDS 2/2015 formaliza o Acordo de Cooperação entre o Brasil e a República Tcheca em matéria de defesa, assinado em Praga, em 13 de setembro de 2010.

O texto visa ampliar a cooperação em assuntos relativos à defesa, especialmente nas áreas de planejamento, pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços; o intercâmbio de tecnologia militar, inclusive com visitas recíprocas de cientistas e técnicos; o intercâmbio de experiências e conhecimentos em assuntos relacionados à defesa; educação e treinamento militar; e cooperação em outras áreas de interesse mútuo no campo da defesa.

O relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), é favorável à proposta por considerar que contribuirá para a aproximação entre duas alentadas economias e potências militares regionais.

Já o PDS 3/2015 aprova o Acordo entre Brasil e Camarões sobre cooperação no campo do turismo, assinado em Brasília, em 4 de agosto de 2010. O objetivo, segundo frisou a relatora, senadora Marta Suplicy (PT-SP), é o desenvolvimento da cooperação entre autoridades de turismo, organizações e empresas, a promoção do investimento no setor turístico de pessoas físicas e jurídicas de ambos os países. O acordo também busca o empenho, dentro das possibilidades de cada país, em prover capacitação profissional no campo do turismo, encorajando o intercâmbio de profissionais e representantes da mídia relacionados a turismo e viagens e promovendo o contato e atividades conjuntas entre as instituições de pesquisa de turismo dos dois países.

A relatora é favorável à matéria. Para Marta, o acordo adquire relevância pelas afinidades culturais entre Brasil e África, pelos vínculos que fazem com que grande parte da população brasileira tenha sua origem naquele continente. Aliado ao interesse cultural, será importante para incrementar a articulação política e comercial com o continente africano como um todo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)