Lídice defende projeto que garante porcentagem maior de cacau no chocolate
Da Redação e Da Rádio Senado | 25/03/2015, 18h20
Ao lembrar que nesta quinta-feira (26) é comemorado o Dia Nacional do Cacau, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu a aprovação do projeto de sua autoria que exige a fixação de um percentual mínimo de 35% de cacau puro nos chocolates vendidos no país, sejam produtos nacionais ou importados.
A senadora disse que, após um período de dificuldade por causa da praga da vassoura-de-bruxa, nos anos 1990, a cacauicultura vem se recuperando e explicou que aumentar a quantidade de cacau no chocolate é uma medida importante para que o produto brasileiro tenha mais espaço no mercado mundial.
— Podemos produzir um chocolate original, fino, gourmet e premium com alto teor de cacau e elevado valor agregado. Assim, nosso projeto pretende estimular ainda mais a cacauicultura, beneficiar as 70 mil famílias que vivem da cultura do cacau ou dos serviços ambientais que esse cultivo propicia — explicou a senadora.
Segundo Lídice da Mata, a cadeia produtiva do chocolate movimenta R$ 12 bilhões por ano, sendo o Brasil o terceiro maior consumidor e quinto maior produtor de cacau no mundo. Ela também fez uma advertência: para consolidar sua posição nesse mercado, o Brasil precisa superar alguns gargalos, como a falta de uma política setorial que garanta a viabilidade econômica da cacauicultura.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: