Inflação cai a partir de abril, aposta Tombini
Da Redação | 24/03/2015, 11h33
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que a partir de abril a inflação mensal deve começar a cair a níveis inferiores aos registrados no primeiro trimestre de 2015. Um dos motivos, segundo ele, é o fim do realinhamento dos preços administrados pelo governo neste início de 2015.
Para 2016, ele acredita que o índice retornará ao centro da meta, que é de 4,5%. A prévia inflacionária para os últimos 12 meses medida pelo IPCA está em 7,9%, acima do teto da meta de 6,5%.
— O realinhamento de preços administrados ficou concentrado no primeiro trimestre. Essa pressão vai ser reduzida a partir de agora [...] A política monetária está e continuará vigilante para trazer a inflação ao centro da meta — afirmou.
Os preços administrados são aqueles fixados ou regulados de alguma forma pelo governo. Por isso, não são influenciados pela oferta e pela procura. É o caso de combustíveis, energia elétrica, transporte, água e esgoto.
Os senadores apresentam neste momento suas dúvidas ao representante do Executivo. Cada parlamentar tem cinco minutos para apresentar suas indagações.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: