Ana Amélia alerta para problemas causados por cortes no Fies

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/03/2015, 15h35

A senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu ao Ministério da Educação solução para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), destinado a jovens que não têm condições de pagar estudos de nível superior.

Ana Amélia explicou que o corte no Fies afeta inclusive o Programa Mais Médicos, que tem entre suas metas a formação de mais profissionais de saúde. Só que muitos estudantes de medicina não estão conseguindo fazer o contrato do Fies, e, se o problema não tiver solução, não poderão continuar os estudos, observou.

— É preciso um olhar muito importante, porque 2 milhões de estudantes do Fies precisam continuar com essa garantia desse contrato de financiamento. Se o problema é o nosso orçamento não aprovado, na terça-feira (17) teremos a oportunidade de aprová-lo.

A senadora também pediu solução para a situação dos jovens indígenas e quilombolas que não estão recebendo a chamada bolsa-permanência, uma ajuda financeira de R$ 400 para ajudá-los a se manterem nas cidades em que estudam.

Caminhoneiros

Ana Amélia informou que até o dia 26 a comissão de senadores que acompanha as negociações entre governo e caminhoneiros vai decidir se apoia as propostas do Executivo para atender a categoria. A questão foi tema de audiência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta quinta.

Segundo Ana Amélia, se as medidas anunciadas não forem adequadas, os senadores vão buscar novas alternativas para atender os caminhoneiros, que enfrentam sérios problemas, como o aumento do preço do diesel, as dificuldades para pagar financiamentos e a queda de renda da categoria provocada pela redução da oferta de fretes.

— Do medicamento que sai de São Paulo, do Rio, ou do Rio Grande, ou do feijão que sai do Centro-Oeste para qualquer região do país, tudo passa por rodovias e passa por caminhões. Essa categoria dos caminhoneiros, então, está merecendo a nossa atenção especial diante da situação em que estão vivendo, especialmente depois do tarifaço que aumentou sensivelmente o preço do diesel.

Ana Amélia lembrou ainda que a CRA fará, nesta sexta-feira, audiência pública na cidade gaúcha de Não-Me-Toque para discutir a exigência de emplacamento de tratores e máquinas agrícolas. A audiência, que será transmitida pela TV Senado, ocorrerá durante a Expodireto Cotrijal, feira internacional sobre tecnologia, biotecnologia, maquinário e agricultura de alta precisão, explicou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)