Senado comemora os 560 anos de Américo Vespúcio

Da Redação | 06/03/2015, 11h33

O nome Amerigo Vespucci pode soar estranho para a maioria dos brasileiros. Fica bem mais fácil quando aportuguesamos para Américo Vespúcio. Os 560 anos de nascimento do mercador, navegador, geógrafo e cosmógrafo italiano vão ser comemorados em uma sessão especial do Senado nesta segunda-feira (09), a partir de 11h. A homenagem foi proposta pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Lindbergh Farias (PT-RJ).

Há divergências entre os historiadores, mas nas navegações pelo mundo, Américo Vespúcio deve ter aportado em terras brasileiras quatro vezes. Chegou ao Rio Amazonas em 1499 e em 1501 ancorou na Praia de Marcos, litoral do Estado do Rio Grande do Norte. Ele e sua tripulação foram atacados pelos índios e partiram para o sul do Brasil. À medida em quem chegavam à terras firmes iam batizando os locais – como Baia de Todos os Santos e Rio de Janeiro.

O navegador italiano foi pródigo em registrar as descobertas. De volta a Lisboa em 1502, escreveu a Lorenzo de Médici (governante italiano da República Florentina) para descrever as árvores, os frutos e os corpos bem feitos dos habitantes do novo mundo. De acordo com o historiador Ricardo Fontana, foi graças aos registros de Américo Vespúcio que e Coroa portuguesa ganhou o aval científico para a posse da terra de Vera Cruz.

Vespúcio nasceu na cidade de Florença em 9 de março de 1454. Morreu em Sevilha, na Espanha em 22 de fevereiro de 1512. Está sepultado na Abadia de Ognissanti, em Florença, na região italiana da Toscana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
História Homenagem