Paim pede a caminhoneiros que encerrem paralisação
Da Redação e Da Rádio Senado | 26/02/2015, 16h27
O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu que os caminhoneiros suspendam imediatamente a paralisação que estão levando a efeito em todo o país, mesmo que ainda não haja consenso na negociações com o governo. Os representantes dos caminhoneiros devem voltar a discutir com o governo no dia 10 de março com o objetivo de acabar com a paralisação da categoria.
Paim lembrou que os caminhoneiros querem que o valor do frete seja reajustado se o preço do diesel sofrer um grande aumento após os seis meses sem reajuste. Para o senador, é justa a reivindicação de reajuste no valor do frete se o preço do diesel aumentar muito após o congelamento prometido pelo governo. Ele observou, no entanto, que quem paga essa despesa é a sociedade brasileira, já que o aumento no preço do frete será repassado para os produtos.
A negociação envolvendo governo e caminhoneiros chegou a uma acordo nos seguintes pontos: sanção, sem veto, do estatuto do caminhoneiro; carência de 12 meses nos contratos de financiamento de caminhão; e eixo suspenso livre da cobrança do pedágio.
Paulo Paim lembrou que os caminhoneiros também querem a aprovação do projeto que permite as suas associações a criação de um fundo para financiar despesas dos profissionais com indenizações referentes a acidentes ou furtos envolvendo os veículos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: