Alvaro Dias: governo precisa encontrar solução para greve de caminhoneiros

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/02/2015, 16h31

Após informar que a paralisação de caminhoneiros atinge 44% das rodovias do Paraná, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) reforçou a necessidade de o governo encontrar uma solução para superar o impasse e, assim, evitar prejuízos maiores à economia do país.

O senador afirmou que a causa principal dessa crise está no desejo do governo de arrecadar mais, aumentando não só o preço dos combustíveis, mas também impostos e contribuições, para cobrir gastos e resolver problemas criados por sua própria incompetência.

Para Alvaro Dias, não há como explicar que o preço dos combustíveis sobe no Brasil enquanto o preço do petróleo cai no mercado mundial. Por isso, disse ele, é fácil entender a insatisfação dos caminhoneiros.

— O nosso desejo é que as negociações possam ser conduzidas com bom senso e rapidez. O governo já se antecipa: não quer reduzir o preço do óleo diesel. Ora, já começa mal a negociação. O transporte de cargas e o escoamento dos produtos do agronegócio precisam ser normalizados — alertou o senador.

Alvaro Dias afirmou que a situação no Paraná é preocupante, porque já falta carne nos supermercados; há postos vendendo gasolina a R$ 5 o litro e animais morrendo nas fazendas por falta de ração. Além disso, pequenos produtores já estão tendo prejuízo porque não têm como escoar a produção.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)