Gladson Cameli recomenda atenção ao “devido processo legal” no caso Petrobras

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/02/2015, 18h40

Ao analisar as denúncias de irregularidades na Petrobras, o senador Gladson Cameli (PP-AC) avaliou que a crise por que passa a principal empresa do Brasil pode representar uma oportunidade para a construção de um país melhor. Para isso, no entanto, ele ponderou que se deve dar ao tema “o caminho da observância do devido processo legal”.

Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (12), ele afirmou que existem “fortes indícios” de desvios na estatal e todos precisam apoiar as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público, mas sem ceder ao “alarmismo” e ao “afobamento”. Gladson Cameli condenou a troca de acusações entre partidos em torno dos escândalos.

— Não vamos desperdiçar tempo, energia e credibilidade dedicando-nos à pequena política, pois o que está em jogo, em última análise, é a própria soberania nacional. Para ela, a manutenção da nossa Petrobras, patrimônio de todos os brasileiros, é instrumento indispensável — disse.

Ele manifestou preocupação com outros dois temas. O primeiro, que o levará a se reunir nesta sexta-feira (13) com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, relacionado com o crescimento da epidemia de dengue no seu município natal, Cruzeiro do Sul (AC). O outro, relacionado com as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que têm provocado protestos por todo o país.

— Solicitarei, por meio do meu gabinete, uma audiência com o ministro da Educação para que ele venha explicar por que essas novas regras foram avisadas em cima da hora. Esse é um dos motivos que têm dificultado o acesso de milhares de pessoas ao Fies. As mudanças foram feitas sem comunicação prévia às instituições de ensino. Infelizmente, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, e são os alunos os mais prejudicados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)