Fátima Bezerra reafirma compromisso com educação pública de qualidade
Da Redação e Da Rádio Senado | 10/02/2015, 19h11
Em seu primeiro pronunciamento no Plenário do Senado, Fátima Bezerra (PT-RN) afirmou que continuará a ter como bandeira a educação pública de qualidade, assim como fazia até 2014 na condição de deputada federal. Um dos desafios é ajudar estados e municípios a cumprir os compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas para a educação em todos os níveis.
– Quero aqui reafirmar o meu compromisso como senadora de somar nessa luta, dar a nossa contribuição para que o Plano Nacional de Educação chegue ao chão das escolas deste país, chegue ao chão das universidades deste país, e a gente possa, com o novo PNE, construir mais um ciclo, mais um período de avanços e conquistas para a educação do povo brasileiro.
A senadora disse acreditar que, apesar dos avanços, ainda há muitos desafios pela frente. Por esse motivo, informou ter apresentado, como já havia feito na Câmara, projeto para garantir a criação de oito novos institutos federais de ensino no Rio Grande do Norte.
Fátima Bezerra elogiou a presidente Dilma Roussef pela escolha do lema “Brasil, pátria educadora” para o seu segundo mandato. Na opinião dela, ao eleger a educação como "caminho estratégico para um projeto de nação mais inclusivo", Dilma demonstrou ter "uma visão de estadista" . A senadora disse ver disposição, por parte do governo, para universalizar o acesso ao ensino de qualidade.
Apesar de ter como principal causa a educação, Fátima Bezerra disse que lutará também por mudanças essenciais para o país, como a revisão do pacto federativo, a reforma tributária e a reforma política. O fim do financiamento das campanhas políticas por empresas está entre as principais alterações defendidas pela senadora.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: