Suplicy volta a defender blogueira cubana e liberdade de expressão
Da Redação | 21/02/2013, 19h20
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) voltou a defender a blogueira cubana Yoani Sánchez, que visita o Brasil. Ele também defendeu o direito à liberdade de expressão e criticou duramente as manifestações agressivas contra ela. O parlamentar, que acompanhou a ativista na visita ao Congresso Nacional no dia anterior, leu artigo do jornalista Eugênio Bucci para salientar que, mesmo se a dissidente representasse os interesses dos Estados Unidos, o que não é o caso, isso não mudaria nada: a dissidente deveria ter o direito de ir e vir e de manifestar suas opiniões.
O senador afirmou que as críticas que Yoani Sánchez faz na internet sobre o cotidiano em Cuba são "sempre sensatas" e "muito menos ferinas e ofensivas" que inúmeros pronunciamentos de opositores do governo petista. Ele ressaltou as declarações da blogueira contrárias ao embargo norte-americano e à prisão de Guantânamo.
Suplicy reforçou que a viagem de Yoani Sánchez ao Brasil e a outros países, caso da Europa e Estados Unidos, configura um passo importante para o fim do bloqueio econômico imposto à Cuba pelo governo norte-americano há mais de 50 anos.
- Contraria o bom senso que os Estados Unidos continuem sem ter um relacionamento normal com um país como Cuba - disse.
A dissidente do regime cubano, segundo Suplicy, também reconhece as conquistas na saúde e educação do seu país, mas acrescenta que não houve mais avanços desde que Cuba deixou de receber a colaboração da ex-União Soviética.
O parlamentar finalizou o pronunciamento citando o estatuto do PT, que prega a construção do socialismo com democracia.
- Então, essa minha atitude para assegurar o direito à palavra de Yoani Sánchez é consistente com os propósitos do partido que ajudei a fundar - declarou.
Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), disse ser pela livre manifestação de pensamento, mas declarou-se contra "santificar" Yoani Sánchez, que para ele, em seu blog, reforçaria "o preconceito contra Cuba".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: