Sistema desenvolvido pelo Prodasen aprimora trabalho das comissões do Senado

Da Redação | 09/12/2014, 18h46

O projeto para instalação de painéis eletrônicos nas comissões do Senado Federal mobilizou um grupo de funcionários do Prodasen desde o fim do ano passado. O órgão é responsável pelas soluções de tecnologia da informação e de comunicações da Casa. O primeiro painel foi instalado nesta terça-feira (9) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Marcello Vavallo, coordenador de Informática Legislativa e Parlamentar, conta que o primeiro relatório apresentado previa um prazo longo de execução, muita obra, e muita coisa a ser feita.

— Tivemos que cortar alguns requisitos para poder fazer todo o processo num prazo menor”. A partir daí, uma equipe foi mobilizada para trabalhar no projeto — disse.

Segundo o coordenador, inicialmente quatro pessoas ficaram trabalhando, exclusivamente, no desenvolvimento do sistema que seria utilizado nas comissões. Marcelo explicou que o sistema não foi simplesmente migrado do Plenário, mas totalmente desenvolvido pelo Prodasen. Próximo à conclusão, mais quadro profissionais foram incluídos no grupo.

— Além dessas, outras pessoas, esporadicamente, trabalharam na parte de configuração da rede. Teve um dispêndio de trabalho razoável — acrescentou Marcello.

Biometria

A biometria na entrada das comissões, para marcar a presença do senador, também é novidade. De acordo com Marcello, a que existe no Plenário do Senado não é usada para a presença, a função é cadastrar uma senha que o senador usa para dar presença.

Ele conta ainda que o sistema de biometria desenvolvido é padronizado com o da Câmara dos Deputados para que os parlamentares daquela Casa não tenham problemas na hora de se identificar quando houver comissões mistas no Senado.

A instalação dos painéis nas outras comissões depende agora das obras de infraestrutura.

— O software está pronto para ser usado, estamos aguardando essas obras para que as empresas contratadas possam vir instalar os equipamentos — conclui o coordenador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: