Senado troca painéis e terminais para agilizar votação

Da Redação | 04/12/2014, 18h43

As sessões desta quinta-feira (4) e sexta-feira (5) foram suspensas para viabilizar a instalação de novos painéis eletrônicos. Também será feita a troca dos terminais de votação dos senadores. Em janeiro de 2015, será realizada a atualização do aplicativo do programa de votação.

Segundo o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello, os painéis atuais estão em uso há mais de 20 anos e já apresentam falhas, como luzes queimadas. Os novos painéis, mais modernos, terão alta resolução, mais informação e caracteres, e incluirão a orientação de bancada.

Nas comissões, o principal ganho é agilidade. Atualmente, nas votações nominais, é preciso chamar cada senador para que ele anuncie o voto. Com os novos painéis e terminais, a votação será eletrônica e instantânea.

Os novos equipamentos custaram R$ 850 mil, o que representa uma redução de 66% em relação ao valor inicialmente estimado, de R$ 2,5 milhões.

Acessibilidade

Com a modernização também serão resolvidos problemas de acessibilidade.  Senadores com deficiência que tenham dificuldade de usar as mãos poderão votar com o movimento dos olhos.

Os recursos de acessibilidade também contemplarão os parlamentares com deficiência visual ou auditiva. Todas as mudanças previstas serão promovidas em etapas para não atrapalhar o funcionamento dos trabalhos no Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Acessibilidade Mesa do Senado