CPI Mista da Petrobras toma três depoimentos na próxima semana

Larissa Bortoni | 21/11/2014, 11h51

A Comissão Parlamentar Mista da Petrobras deve colher três depoimentos nos próximos dias. Estão convocados e convidados a depor o ex-gerente-geral de Implementação de Empreendimentos para a Refinaria Abreu e Lima, Glauco Colepicolo Legati e a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard. Está previsto ainda o depoimento de Márcio Bonilho, sócio da empresa Sanko-Sider.

Primeiro a depor, Glauco Colepicolo Legati era até poucos dias o gerente-geral da obra da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Responsável, portanto, pela responsável pela fiscalização do emprendimento. Segundo notícias divulgadas pelos principais jornais, ele foi afastado da função após investigações conduzidas pela própria estatal sobre o envolvimento de funcionários em irregularidades nos projetos das áreas de Engenharia e Abastecimento.

Em nota, a Petrobras informou que promove mudanças no quadro gerencial como resultado das comissões internas de apuração que apontaram o não cumprimento de procedimentos normativos internos. Também de acordo com a nota publicada no último dia 19, não houve demissões porque não há, por enquanto, evidências de “dolo, má fé ou recebimento de benefícios por parte desses empregados”. A Petrobras não divulgou o nome desses servidores.

A CPI Mista da Petrobras investiga denúncias de superfaturamento nas obras de Abreu e Lima. Ao depor à CPI da Petrobras do Senado, em julho último, Glauco Colepicolo Legatti negou a existência de erro de projeto ou sobrepreço na obra. De acordo com ele, a unidade tem 88,5% de execução física e entrará em operação no fim deste ano, com capacidade para processar mais de 200 mil barris diários. Investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a refinaria teve em 2005 o seu custo estimado pela Petrobras em US$ 2,5 bilhões. Mas, segundo a própria estatal, até sua conclusão deve sair por quase US$ 20 bilhões.

O depoimento de Glauco Colepicolo Legatti está marcado para quarta-feira (26), às 14h30.

No mesmo dia, a CPI Mista deve ouvir a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard. A expectativa é que ela trate da segurança nas plataformas de petróleo. Magda também já depôs à CPI da Petrobras do Senado e disse que o índice de acidentes graves em plataformas de petróleo no Brasil está abaixo da média mundial. Para Magda Chambriard, o que existe em termos de gestão de segurança no Brasil é o que há de mais moderno no mundo.

Na quinta-feira (27) pela manhã, a CPI Mista da Petrobras espera que o diretor da empresa Sanko-Sider, Márcio Bonilho, esclareça quais as relações que ele mantinha com o doleiro Alberto Youssef e com o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. O requerimento para a convocação de Bonilho foi apresentado pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR). Bonilho é citado na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. De acordo com a PF, a empresa Sanko teria efetuado contratos com empresas de fachada do Alberto Youssef, às quais repassaria dinheiro de empreiteiras responsáveis por obras da Petrobras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)