Vai a Plenário indicação de ministro para STM

Da Redação | 19/11/2014, 10h52

Foi aprovada por 17 votos favoráveis e nenhum contrário, nesta quarta-feira (19), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a indicação do almirante de esquadra Carlos Augusto de Sousa para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). A mensagem segue para análise do Plenário.

Em sabatina nesta manhã na CCJ, o indicado relatou aos senadores sua trajetória profissional na Marinha, onde ingressou em 1972. Entre os cargos ocupados, destacou a chefia de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa e a chefia do Estado-Maior da Armada, quando coordenou a participação da Marinha na organização e realização da Copa de 2014.

Carlos Augusto de Sousa é natural de Estância, em Sergipe, é casado e tem uma filha. Com mestrado e doutorado em Ciências Náuticas pela Escola de Guerra Naval, o almirante, se tiver sua indicação aprovada pelo Plenário, ocupará a vaga aberta no STM em decorrência do falecimento do almirante-de-esquadra Marcos Martins Torres.

O relator da indicação na CCJ, senador Anibal Diniz (PT-AC), ressaltou durante a sabatina que o indicado ocupou todos os postos de sua carreira na Marinha e “preenche com louvor a qualificação necessária ao cargo de ministro do Superior Tribunal Militar”. Também os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Luiz Henrique (PMDB-SC) elogiaram a carreira construída pelo indicado.

Em resposta ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o almirante afirmou que o Brasil adota a estratégia de cooperação com os países vizinhos da América do Sul e de dissuasão em todo o mundo, estando presente em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme afirmou, as Forças Armadas trabalham nos setores cibernético, aeroespacial e nuclear, para que o país seja visto como pacífico, mas não desarmado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)