Senado pode instituir Comenda do Mérito Olímpico
Rodrigo Baptista | 18/11/2014, 12h12
Como forma de motivar os atletas que representarão o país nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o Senado estuda a instituição de um prêmio anual que valorize atuações e conquistas. Trata-se da Comenda do Mérito Olímpico, proposta aprovada nesta terça-feira (18) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
A ideia é que a honraria seja concedida pelo Senado a desportistas que tenham se destacado em competições olímpicas e paraolímpicas.
De acordo com o projeto (PRS 84/2013), a comenda será entregue aos agraciados pela Mesa do Senado e virá acompanhada de um diploma de menção honrosa. Ainda segundo a proposta, uma sessão especial do Senado será convocada para a cerimônia de concessão da homenagem.
Abaixo do potencial
O senador Gim (PTB-SF), autor da proposta, afirma que o esporte brasileiro tem muito potencial não realizado. “Nossos resultados no campo esportivo ainda não refletem a nova posição que ocupamos no cenário internacional. Não obstante haja uma cultura esportiva bastante disseminada no país, somos deficientes no campo da preparação de atletas de alto rendimento”, diz.
Para ele, o Senado precisa "fazer sua parte" para incentivar os atletas. O senador argumenta que a comenda contribuirá para o reconhecimento dos feitos dos desportistas brasileiros.
Como o texto original da proposta não instituía uma periodicidade para a entrega da Comenda do Mérito Olímpico, o relator, Wellington Dias (PT-PI), acrescentou uma emenda sugerindo que o prêmio seja concedido anualmente.
O projeto de resolução será agora examinado pela Comissão Diretora do Senado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: