João Capiberibe pede aprovação de projeto que acaba com segredo de Justiça
Da Redação e Da Rádio Senado | 18/11/2014, 19h48
O senador João Capiberibe (PSB-AP) defendeu a aprovação de projeto de sua autoria que acaba com o segredo de justiça. Capiberibe acredita que a decisão do juiz Sérgio Mouro de acabar com o segredo das investigações na Petrobras reforça a necessidade de o Congresso por fim a esse sigilo e ao foro privilegiado, mecanismo que beneficia os parlamentares, por exemplo. A proposta aguarda votação no Senado.
O senador disse que o Brasil já conhece os rostos de ex-diretores da Petrobras e de diretores de grandes construtoras envolvidos no escândalo na estatal, mas ainda não conhece os nomes dos políticos listados no caso porque são beneficiados pelo chamado foro privilegiado. Este, por sua vez, impõe que a identidade desses políticos permaneça em sigilo.
Capiberibe afirmou que isso só vai mudar quando o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki decidir o destino a ser dado aos políticos envolvidos nas irregularidades apuradas na Petrobras.
- Aí, com certeza, vamos ter que cortar em nossa própria carne. O momento é de extrema gravidade. Por isso, é preciso que o Congresso Nacional, independente de quem seja situação ou oposição, se una em uma só corrente exigindo a conclusão rápida dos inquéritos e a tramitação ágil no judiciário, com a punição dos culpados. Não é possível aguardar 10, 15 anos para se ter o veredito - afirmou o senador.
João Capiberibe disse ainda que os últimos acontecimentos na Petrobras e os indícios de participação inclusive de parlamentares no caso reforçam a necessidade de seu partido, o PSB, ter uma posição de independência em relação ao governo e à oposição para que possa melhor agir diante dos resultados das investigações.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: