Denúncia de fraude em fundo de pensão dos Correios será discutida na CAE
iara-guimaraes-altafin | 18/11/2014, 12h57
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizará audiência pública para esclarecer denúncias de gestão fraudulenta de recursos do fundo de pensão Postalis, dos funcionários dos Correios. A comissão quer ouvir Cláudia Muinhos Ricaldoni, presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), que, à imprensa, apontou investimentos temerários com recursos do fundo.
Em requerimento propondo a audiência, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) citou matérias publicadas em maio pelo jornal O Globo, que tratavam de investigações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para apurar operações fraudulentas. O prejuízo ao fundo poderia chegar a R$ 2,5 bilhões. O Postalis é o terceiro maior fundo de pensão do país, com cerca de 130 mil participantes.
Por sugestão do senador José Pimentel (PT-CE), também será convidado Carlos de Paul, superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), responsável por fiscalizar os fundos de pensão.
A comissão acatou ainda sugestão do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) de convidar um representante da Controladoria-Geral da União (CGU).
Superação da pobreza
Foi aprovado ainda, na reunião desta terça-feira (18), requerimento da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para realização de audiência pública para discutir a superação da pobreza e o desenvolvimento econômico e social no Brasil.
Serão convidados a ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Jorge Chediek, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Deborah Wetzel, diretora do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, e Lena Lavinas, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O debate será realizado em conjunto com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em data ainda a ser marcada.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: