CE aprova emendas à LDO 2015

Rodrigo Baptista | 18/11/2014, 13h26

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou nesta terça-feira (18) emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015, em tramitação na Casa. Foram aprovadas ações para infraestrutura para a educação básica; expansão e reestruturação de instituições federais de educação profissional e tecnológica; e para promoção e fomento à cultura brasileira.

Até quinta-feira (20) todas as comissões permanentes do Senado devem se reunir para votação de emendas ao projeto da LDO.

Segundo o relator na CE, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), foram oferecidas 105 propostas de emendas a serem incluídas ao Anexo de Metas e Prioridades da LDO. Desse total, 49 emendas para a educação básica; 11 para a educação profissionalizante; 8 para o ensino superior; 22 para o setor cultural e 15 para a área de esporte.

Mas apenas três emendas ao Anexo de Metas foram acolhidas pelo relator, uma vez que esse é o limite que cada comissão permanente pode oferecer ao texto. A comissão também aprovou emendas de redação ao texto da LDO. Cyro disse que procurou, de modo geral, contemplar as sugestões que receberam mais apoio dos parlamentares.

As emendas serão agora protocoladas na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que analisará a sua inclusão no relatório final da proposta orçamentária. A previsão é de que o relator, senador Vital do Rego (PMDB-PB), apresente o texto no dia 26. O relatório preliminar foi aprovado no último dia 12.

Diretrizes

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o instrumento por meio do qual o Executivo estabelece as principais diretrizes e metas da administração pública para um exercício. Na LDO estão dispostas as regras para a elaboração do Orçamento do próximo ano.

As emendas de cada uma das 11 comissões permanentes do Senado e das 22 comissões permanentes da Câmara têm de ter conteúdo restrito às competências regimentais da respectiva comissão.

CCJ quer prioridade na LDO para fronteiras, segurança e Ministério Público

CMA dá prioridade à coleta seletiva em emendas à LDO 2015

CAE prioriza arranjos produtivos locais na LDO 2015

Comissão de Infraestrutura prioriza aeroportos e rodovias em emendas ao projeto da LDO

CDH beneficia grupos sociais vulneráveis em emendas à LDO 2015

CAS aprova emendas à LDO para asegurar assistência a famílias vulneráveis

CDR quer mais obras em 2015 para acabar com crise hídrica

Emendas à LDO 2015 dão prioridade à infraestrutura agropecuária

CRE sugere emenda à LDO para equipar Exército com blindados

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)